Pages

27 janeiro, 2009

NO EMBALO DO ANO DA ASTRONOMIA, BOCAIÚVA RETOMA PROJETO DO OBSERVATÓRIO

Foto: JairBastos

O projeto de construção de um observatório astronômico na cidade será retomado. Foi o que afirmou o prefeito de Bocaiúva, Ricardo Veloso (PSDB) [foto ao lado], à reportagem d'O PEQUIZEIRO. Ele esteve, em Belo Horizonte, na abertura do Ano Internacional da Astronomia promovido pela UFMG, que teve a exposição e observação microscópica do meteorito Bocaiúva [foto abaixo], encontrado no município que lhe deu nome, em 1965. Durante o evento, Veloso manteve contato com o professor do Departamento de Física e coordenador do Grupo de Astronomia, Renato Las Casas, reforçando a intenção de parceria com a entidade para implantar um centro de ciências em Bocaiúva.




.: MARCO DO ECLIPSE

Foto: Divulgação/UFMG


O local que vai abrigar o observatório e outras atividades científicas fica na região de Extrema, zona rural do município, área onde está o marco do eclipse solar de 1947. De acordo com os primeiros entendimentos sobre o projeto, o prédio inacabado de uma escola municipal irá compor o conjunto de edificações do centro de ciências. O professor e astrônomo Bernardo Riedel, dos mais destacados especialistas em construção de telescópios do país, também conversou com o prefeito de Bocaiúva, reafirmou seu interesse e se colocou à disposição para levar o projeto adiante.


.: SUSTENTABILIDADEFoto: Jair Bastos


Veloso destacou ainda a importância da parceria com a Unimontes, em especial, com o início das atividades do campus de Bocaiúva, com os cursos de Química e Física, este ano. "Os dois cursos serão fundamentais para implementar o projeto, que também vai se preocupar com aspectos particulares da região", disse o prefeito, referindo-se à abertura do centro de ciências para as pesquisas sobre a convivência com a seca e a sustentabilidade do cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário